Inbound Marketing ou Marketing de atração | Alquimia da Net

Inbound Marketing ou Marketing de atração

Inbound Marketing

Também conhecido como “marketing de atração”, o Inbound Marketing é uma estratégia inovadora que se baseia em ganhar o interesse das pessoas com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog, site e redes sociais e a partir dessa atração, fazer com que ele conheça sua marca “voluntariamente”. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

A partir dessa primeira interação é feito um trabalho para manter um relacionamento duradouro entre cliente e empresa, através da produção de conteúdo relevante e personalizada.

O Inbound marketing possui como um de seus pilares o marketing de conteúdo, se concentrando na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Para isso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu público-alvo, assim você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente.

Em outras palavras, o Inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover um negócio. Pois, a sua metodologia é adaptada a atual situação de mercado e aos atuais hábitos de compra dos consumidores.

A estratégia de Inbound Marketing combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro ações:

  • Atrair o tráfego de visitantes;
  • Converter visitantes em leads;
  • Fechar leads em clientes;
  • Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Todas essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc), que são monitoradas por uma ferramenta, assim é possível mensurar e analisar os resultados, para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.